CDS - Alto Sertão realiza reunião sobre Gestão Consorciada de Resíduos Sólidos
23/09/2019

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão realizou na última sexta-feira (20), uma importante reunião no município de Matina entre prefeitos, secretários, vereadores e dirigentes de segmentos sociais vinculados aos 16 municípios consorciados, com intuito de dialogar sobre os processos de planejamento e execução de planos de resíduos sólidos intermunicipais.

O superintendente de planejamento e gestão territorial da SEDUR- Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Dr. Armindo Gonzalez Miranda apresentou uma nova proposta de ação conjunta entre os municípios no intuito de otimizar os custos na elaboração do plano integrado para gerenciamento de resíduos sólidos e viabilizar os custos de operação no descarte adequado do rejeito.

“A reunião foi bem produtiva, tendo em vista que queremos partir para a prática em breve com as assinaturas dos protocolos de intenções em apoio à elaboração dos planos intermunicipais de gestão integrada de resíduos sólidos com todos os 16 municípios do CDS-Alto Sertão, junto ao Governo do Estado da Bahia por meio da SEDUR, o que deverá acontecer nas próximas semanas.” Afirmou o presidente do CDS-Alto Sertão e prefeito anfitrião, Juscélio Fonseca.

Participaram da reunião os prefeitos Jairo Magalhães (Guanambi), Pedro Cardoso (Lagoa Real), Beto Maradona (Caculé), Adalto Prates (Ibiassucê), Reinaldo Góes (Iuiú), Alan Vieira (Riacho de Santana) e Josielton Muniz (Sebastião Laranjeiras).  Além do secretário executivo do CDS-Alto Sertão, Anderson Públio, o professor da UniFG Thomas Marques e a presidente da Cooperativa Catando a Vida, da cidade de Caculé Aparecida Martins, que teve a oportunidade de relatar sua experiência na reciclagem do lixo, como fonte de emprego e renda.