Agricultura
Consórcio Público do Alto Sertão entrega títulos de terra a pequenos proprietários rurais dos municípios consorciados
12/09/2022

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), entregou, nesta Segunda-feira (12), títulos de terras, a agricultores e agricultoras familiares que residem em municípios consorciados ao CDS ALTO SERTÃO. A entrega é resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, juntamente com o Consórcio Alto Sertão e Prefeituras consorciadas. O projeto tem por objetivo ampliar as ações de Regularização Fundiária no território, possibilitando a entrega do título de terra em diversos municípios.

Dra. Samantha Meneses, analista jurídica da CDA/SDR, destaca que os títulos de terras, permitem às famílias de agricultores familiares mudarem sua realidade: " O título resgata a cidadania. É um documento que traz tranquilidade para os agricultores, por passarem a ter segurança jurídica da posse da terra, o que facilita o acesso a empréstimos junto às instituições financeiras, oportunidade de incrementar suas produções e alcançar mais mercados”.

O senhor Carlos Alberto da comunidade de Mandacaru, município de Caetité, destaca que este título é uma grande conquista em sua vida: “Agora posso buscar mais apoio e recursos para melhorar minha propriedade e ter mais renda na roça”.

Anderson Públio, Secretário Executivo do CDS ALTO SERTÃO, reforça a importância desta ação: “O programa de Desenvolvimento Rural, desenvolvido pelo Consórcio vem possibilitando muitas conquistas a todos os municípios que integram o CDS ALTO SERTÃO. Sem dúvidas a regularização fundiária é mais uma conquista fruto do empenho e dedicação de todos os prefeitos (a) que integram nosso Consórcio.

Fonte: Ascom CDS Alto Sertão