Obras e Urbanismo
Município de Ibiassucê é contemplado com 60 cisternas de captação de água da chuva
09/11/2018

A prefeitura de Ibiassucê através do CDS Alto Sertão e MDS - Ministério do Desenvolvimento Social beneficiará 60 famílias com cisternas de placa de 16 mil litros. Nesta primeira etapa as famílias beneficiadas tiveram dois dias de curso de gerenciamento de recursos hídricos para saberem manusear de forma adequada a captação da água. Sendo todos certificados.

O evento de entrega dos certificados ocorreu na manhã de hoje (09), no Parque de Exposições do Município e contou com a presença do presidente do CDS Alto Sertão, Juscélio Fonseca e do prefeito anfitrião, Adauto Prates.

Programa Cisternas

O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), financiado pelo MDS desde 2003 (acesse e conheça a legislação [CGR1] instituído pela Lei Nº 12.873/2013 e regulamentado pelo Decreto N° 8.038/2013) , tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.

O público do programa são famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais. Para participarem, as famílias devem necessariamente estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O semiárido brasileiro é a região prioritária do programa. Para essa região, o programa está voltado à estruturação das famílias para promover a convivência com a escassez de chuva, característica do clima na região, utilizando principalmente a tecnologia de cisternas de placas, reservatórios que armazenam água de chuva para utilização nos oito meses de período mais crítico de estiagem na região.