Prefeitura Municipal de Iuiu
Prefeitura Municipal de Iuiu
Prefeito: Nucivalda America da Silva - PSD
Cargo: Membro
Telefone: (77) 3682-2122
E-mail: pmiuiugp@hotmail.com
Acompanhe nas redes sociais
11.118
Habitantes
1.533,00
Área Total km²
0,591
IDH
-
História
A povoação que deu origem ao município de Iuiu teve início por volta de 1907, quando surgiram as primeiras casas no local, nas proximidades de uma serra, que mais tarde seria chamada de Iuiu, às margens do riacho que leva o mesmo nome, em uma região pertencente ao município de Carinhanha.
Dois núcleos contribuíram para a sua povoação: Morrinhos e Roçadinho. Em Morrinhos, foi construído um pequeno mercado, uma igreja e um cemitério. Em Roçadinho, a dois quilômetros adiante, foi construído um mercado de tábua, coberto de casca de pau.
Devido à proximidade das nascentes d'água, recebeu maior fluxo de forasteiros que foram contribuindo para o seu desenvolvimento. O primeiro comerciante local foi o Pacômio Pereira Magalhães.
Em 1937, foi construída a primeira igreja de Roçadinho, liderada por Joaquim Umbuzada e sua esposa, Francisca Umbuzada. O governo fez a doação da imagem de Santa Luzia, que ficou sendo a padroeira do povoado.
Em 1917, após expulsão dos Kaipós que habitavam a região, os bandeirantes ali se fixaram, instalando currais de gado e utilizando a região como base de operações comerciais entre Minas e Bahia, incluindo entre essas, fornecimento de gado e de escravos. Em 1931, o município de Carinhanha, ainda um distrito, foi dividido em seis regiões: Carinhanha, Cocos, luiú, Malhada, Parateca e Rio Alegre. A região de Malhada e luiu mantiveram-se como território de Carinhanha até a década de 1960, quando passou a constituir o município de Malhada.
A região foi ocupada pela pecuária extensiva, associada ao extrativismo, que se configurou como importante ciclo econômico da região, perdurando até meados da década de 1950.
Em 1989, ao se desmembrar de Malhada, Iuiu formou um novo município, favorecido pelo deslocamento da lavoura para o chamado Vale do Iuiu, permitindo o crescimento econômico posterior à emancipação.

e-SIC
Ouvidoria