w3c

CDS Alto Sertão realiza encontro com grupo de trabalho do G.A.C dos municípios consorciados

Segunda, 08 de Julho de 2019


Visando preparar nossos municípios consorciados a assumir a defesa ambiental e a garantia da qualidade de vida dos seus cidadãos, é que ocorreu na última sexta-feira (5), no Centro de Treinamento Pedagógico – Cetep, em Guanambi, uma importante reunião com a equipe de trabalho do G.A.C (Gestão Ambiental Compartilhada).

 

Nossos 16 municípios consorciados estão se estruturando para implementação de seus sistemas de gestão ambiental em termos políticos, técnicos, tecnológicos e operacionais. Nessa reunião, a equipe traçou planos de normalizações e requerimento, análise prévia, termo de referência, parecer técnico e plano de fiscalização ambiental.

 

 A geóloga, Lizandra Rayany Silva destacou que, "o evento foi grande importância devido a formalização dos documentos que são exigidos pela secretaria de meio ambiente de cada município consorciado, pois havia um problema para o requerente da licença que em uma cidade exigia alguns documentos e na outra não. Então, com essa padronização, os municípios consorciados  não terão mais esse entrave. Lembrando também que o  responsável por iniciar essa camapanha foi o CDS Alto Sertão. Além disso, foi bem produtivo devido a participação da maioria dos representantes do meio ambinte das cidades, a qual, foi mostrado a realidade de cada um. Ainda teremos outras reuniões pois uma só não foi suficiente pra padronizar todos os termos".

 

Gestão Ambiental Compartilhada 

 

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) coordena o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) que atende a diretriz do Governo do Estado de apoio à descentralização da gestão pública do meio ambiente. Seu principal objetivo é apoiar os municípios baianos, por meio de consórcios territoriais de desenvolvimento sustentável, no processo de organização e ampliação da capacidade dos municípios para a gestão ambiental, tendo em vista a estruturação e efetivação do Sistema de Meio Ambiente (Sisema).

 

ASCOM | CDS Alto Sertão 





Últimas Notícias